sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Egípcios e o TORS



Estudiosos e arqueólogos dizem que a tecnologia médica na era dos faraós era bem desenvolvida, chegando a relatos e múmias com marcas de lobotomia e neurocirurgias datando de 1500 aC.
Da Vinci foi um multitalentoso mestre que conseguiu ver alêm em todas as áreas que se propôs a estudar e aprofundar-se. Expoente do Alto Renascimento, mostrou sua habilidade e singularidade entre rabiscos, pinturas, estruturas, maquetes, máquinas, armas, extravazando conhecimentos em hidrodinâmica e aperfeiçoando seus esboços com profundos conhecimentos em anatomia.
E o que tem a ver egípcios com o gênio?
O Hospital de Detroit está realizando procedimentos cirúrgicos para remoção de tumores de boca e pescoço, com um mínimo de cicatriz e sem afetação das suas cordas vocais e capacidade de deglutir.
Nos procedimentos atuais, a cirurgia é efetuada através de grandes incisões e difícil via de acesso para o cirurgão, e em muitos casos afetam os mecanismos fisiológicos da fala, mastigação e deglutição.
TORS(TransOral Robotic Surgery), ou Cirurgia TransOral Robotizada é um procedimento que utiliza um sistema computadorizado de alta precisão denominado Da Vinci, e que devido a sua enorme perícia e delicadeza em todo seu procedimento, consegue diminuir o incômodo pós operatório e infecções.
Todo o procedimento é feito com a técnica do cirurgião, que através de um simulador dá vida e movimento às pinças que estão operando.

Em tempos passados, o processo de cura através do processo cirúrgico dependia somente do conhecimento do doutor, e nos dias de hoje temos o auxilio de câmeras e tecnologia.
Importante observar que mesmo com essa tecnologia toda, o processo de diagnostico, tratamento, assistência e cura ainda esta nas mãos do conhecimento e sensibilidade do médico, confiança do paciente e a Fé dos mesmos.


Fonte: MedicineWorld
Fausto Ochiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário